Como calcular comida e bebida para a festa de casamento?

terça-feira, setembro 25, 2012

Saiu uma matéria no site Noivas GNT, sobre como calcular comida e bebida para festa de casamento, que achei super interessante!
Não precisa seguir 100% à risca, mas pelo menos dá uma boa dica pra quem não faz idéia de como calcular estes itens! Valeu dindinha! ;)


Por Renata Demôro

Você quer que seu casamento seja um sucesso? Espere que seus convidados sejam bem servidos? Todo o seu cuidado em preparar a festa perfeita pode ir por água abaixo se as pessoas ficarem com fome ou sede durante o evento. Fazer o cálculo correto da quantidade de bebidas, comida, doces e bem-casados pode evitar reclamações no fim de um dia tão importante e especial. A seguir, Cristina Tavollieri, do Buffet Bela Sintra, em São Paulo, ensina a calcular a quantidade de comida e bebida para o casamento:  



1.:: Bebidas
Se optar por servir prosecco, champanhe ou espumante, você pode descartar o vinho branco. Em uma festa com diferentes tipos de bebida, você deve servir:
Cerveja: uma garrafa long neck por pessoa. Se os noivos forem fãs de cervejas artesanais, podem preparar um bar com diferentes tipos da bebida. Neste caso, calcule uma garrafa por pessoa. 
Prosecco ou champanhe: uma garrafa para cada dois convidados.
Vinho tinto ou branco: uma garrafa para cada quatro pessoas.
Whisky: uma garrafa para cada dez pessoas.
Vodka (pura): oito garrafas para uma festa de médio porte.
Open bar: cada garrafa de vodka prepara cerca de 20 caipirinhas. Para um casamento de 200 pessoas, calcule 10 a 12 garrafas para o open bar. 
Refrigerante: 600 ml por pessoa 

2.:: Coquetel

Eles não devem pesar no estômago, apenas saciar a fome e abrir o apetite para o que vem depois. 
Coquetel seguido de jantar: dez canapés ou finger food por pessoa.
Coquetel seguido de mini porções: 15 a 18 canapés ou finger food por pessoa.
Apenas coquetel: 20 canapés ou finger food por pessoa. 

3.:: Prato principal
Almoço ou jantar: em geral, calcule cerca de 500 gramas de comida por pessoa.
Mini porções: você pode ter quatro ou cinco opções, como risotos e massas simples com molho ou recheadas. Calcule cerca de quatro mini porções por convidado. No caso de mini porções doces ou sobremesas, calcule uma por pessoa. 

4.:: Doces e chocolates

Você não precisa providenciar mais doces se optar por dispor embalagens personalizadas para que os convidados levem as delícias para casa.
Doces: calcule de cinco a seis doces por convidado.
Doces especiais, como portugueses ou kosher: dois por pessoa.
Chocolates: um por pessoa.

5.:: Bolo
Em geral, apenas um terço dos convidados experimenta o bolo da festa. Calcule cerca de 60 gramas do doce para cada convidado.

6.:: Bem-casados
O doce funciona como uma lembrança da data especial, já que costuma ser degustado no café da manhã do dia seguinte. Calcule três bem-casados por pessoa.    

7.::Pães de mel e mini cupcakes
Eles enfeitam a mesa de café, que só é acessada na saída da festa. Em geral, as pessoas já estão satisfeitas e não costumam degustar os doces na hora. Junto com o bem-casado é uma lembrança feliz do casamento e costuma ser levado para casa. Calcule duas a três unidades por convidado.

Link da matéria: http://gnt.globo.com/noivas/dicas/Como-calcular-comida-e-bebida-para-a-festa-de-casamento.shtml


You Might Also Like

0 comentários

Deixe aqui o seu comentário ...

Nº de Visitas

Seguidores