Curso de Noivos

terça-feira, maio 28, 2013

Domingo foi um dia de muita reflexão! Realizamos o curso de noivos na paróquia dos Sagrados Corações na Conde de Bonfim, 474 - Tijuca, das 8h as 17h.


Eu achava, que este tipo de curso era chatinho pois já tinha escutado de algumas pessoas, coisas parecidas, mas para minha surpresa, me surpreendi!
O curso foi muito além das minhas expectativas!
Fiquei encantada com a forma que fomos acolhidos, os temas abordados e os depoimentos de casais. Tivemos as seguintes palestras:

Sacramento do Matrimônio - Palestrante: Padre Eribaldo
Gente, o que foi a palestra do padre Eribaldo! Uma pessoa super pra cima, que nos transmitiu mensagens lindas sobre o relacionamento, fé e sacramento do matrimônio.
De toda sua palestra, tiro como ponto mais forte quando ele reforçou que o casamento é um passo muito importante na vida de um casal e que NÓS casaremos, não nossos pais, não nossos amigos e tampouco a sociedade. Deve ser uma decisão nossa de amar um ao outro, de fazer o outro feliz, buscando a própria felicidade.
E ele falava isto tudo, olhando nos olhos dos casais, sabe. De uma forma tão pessoal e profunda .... super emocionante!
Para descontrair, ele pegou o casal que estava ha mais tempo juntos (com maior tempo de namoro) e fez uma brincadeira de vendar os olhos do noivo para que ele descobrisse sua noiva através do toque das mãos, nos fazendo pensar se de fato nós conhecemos um ao outro.

Ceia Eucarística - Palestrante: Diácono Nelson
Eucaristia (em grego: εὐχαριστία - "reconhecimento", "ação de graças") é uma celebração em memória da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Também é denominada "comunhão", "ceia do Senhor" e "refeição noturna do Senhor".
O diácono falou sobre a missa, como ela é dividida e ao final, participamos da missa das 10h30.
Missa, ou celebração da eucaristia, é a principal celebração religiosa da Igreja Católica e da Igreja Ortodoxa.

Processo de Casamento - Palestrante: Sandra Mara
A Sandra, falou sobre o processo de casamento (habilitação civil), reforçando documentações importantes, prazos e elencou alguns exemplos comuns que acontecem no dia a dia, e que impedem dos casais realizarem o casamento. Veja abaixo algumas informações importantes:
1. Escolher a igreja para realizar o curso de noivos e o casamento; 
2. A Igreja onde correrá o processo de casamento (habilitação) não poderá ser escolhida. Terá que ser a paróquia do noivo ou da noiva, ou seja, próximo à residência de um dos dois.
3. Realizar o curso de noivos (prazo: pelo menos  meses antes do casamento). Pode ser feito em qualquer paróquia.
4. Dar entrada no processo religioso. (prazo: começar 3 meses antes do casamento)
Documentações necessárias para a habilitação matrimonial na igreja:
 - xerox simples da carteira de identidade e comprovante de residência (de cada um);
 - certidão de batismo recente de 6 meses;
 - xerox simples da carteira de identidade e comprovante de residência das testemunhas;
 - certificado do curso de noivos;
 - se alguém for menor de idade, ou não consegue certidão de batismo, ou é viúvo(a), ou de religião diferente, etc. Procurar o padre da sua paróquia, para informações.
5. Entrevista com padre. Enquanto o processo estiver correndo, os noivos deverão ter uma entrevista com o padre da paróquia, agendada previamente, para assinar a declaração do noivo e da noiva (de preferência após o curso de noivos).
6. Proclamas. Se um dos dois pertencer a outra paróquia, receberá um papel com pedido de proclamas (edital), a ser feito na sua própria paróquia. Fica lá pelo prazo de 3 domingos, e depois deverá ser buscado, com assinatura e carimbo da paróquia, para ser anexado ao processo.
7. Finalização. Para completar o Processo, se o casamento for religioso com efeito civil, o casal deverá apresentar também a Habilitação do Cartório, para que a paróquia providencie o Termo do casamento, a ser assinado logo após a cerimônia religiosa. Assinam o celebrante, o casal e duas testemunhas (padrinhos).
Se o casamento for em outra paróquia, o casal receberá a Habilitação completa da sua paróquia e levará à paróquia do casamento.

Paternidade e Maternidade Responsável - Palestrante: Diácono Marcos Gayoso
A palestra reforçou o significado da família e a responsabilidade da paternidade e maternidade. O Marcos foi super simpático e deu a palestra de forma descontraída. Nos passou o seu blog: http://diaconogayoso.blogspot.com.br/

Testemunho de casais:
  • Cláudia e Pin - testemunho das comunhão
  • Raul e Glória - testemunho casal cristão
  • Cynthia e Diego - teatrinho


Ao final, fomos divididos em 3 grupos, onde cada grupo conversou sobre tudo o que foi passado. Um casal de cada grupo apresentou para todos o que foi discutido dentro dos círculos.
Tivemos almoço no local e pausa para lanchinhos. Recebemos um vasinho de flores com o nome dos noivos. Tão lindo!



Adorei!!!

You Might Also Like

6 comentários

  1. Como sou evangélica meu curso durou 3 meses sendo somente aos domingos. Parabéns pelo curso flor.

    abraços

    http:marciaejandreson.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marcia!
      Nossa 3 meses de curso... isso é que é curso hein?!

      Excluir
  2. Gravou tudo direitinho hein!! hehehe..

    Eu tb adorei o curso!! :)

    ResponderExcluir
  3. Na minha igreja não tem,mais acho super importante!!!

    Bruna,eu estou participando de um concurso no face,estou concorrendo a um Topo de Bolo,você poderia entrar nesse link e curtir minha frase,http://www.facebook.com/photo.php?fbid=488432694544610&set=a.438088066245740.105484.438058859581994&type=1&theater&notif_t=like
    meu nome está : Luana Rodrigues


    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, é importante fazer sim!
      Não deixe de fazer! Se for casar no religioso, faz parte do processo!
      Vou curtir a frase!
      Beijos e boa sorte!

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário ...

Nº de Visitas

Seguidores